 |
A Bat-família |
Quem me conhece sabe que eu sou aficionado por miniaturas de super heróis, e que coleciono um número razoavelmente grande delas. Dentre as minhas miniaturas, há aquelas que ocupam lugar de destaque, devido à importância que elas têm para mim, como fã. É claro que, se eu pudesse, e isso quer dizer: se eu tivesse espaço suficiente(!), exibiria todas as minhas miniaturas, bonecos, carrinhos e naves. Contudo, como ainda não alcancei este objetivo - e a cada dia que passa para concretizá-lo eu praticamente precisarei inaugurar um museu - só posso tirar algumas da caixa por vez.
Mas essa regra não se aplica às miniaturas sobre as quais vou falar nesta postagem; pois estas estão sempre em exibição. E por que elas ocupam um lugar tão especial na minha coleção? Porque elas são, na verdade, uma coleção à parte; são o motivo pelo qual eu assinei esta coleção, são as miniaturas que integram o
Universo do Batman!
Como eu já mencionei, estas miniaturas constituem uma coleção dentro da coleção, já que elas têm em comum o fato de serem personagens que integram o vasto universo do Morcego. Só a
Galeria de Vilões do Batman tem provavelmente umas 20 miniaturas, e olha que vários vilões ficaram de fora! Tanto que eu tive que dividir esta postagem em duas para falar de todas as miniaturas do
Batverse.
Nesta primeira postagem, irei falar sobre os aliados do Batman, aqueles considerados sua
Batfamília. Tais personagens dividem os fãs: há aqueles, como eu, que preferem as histórias solo do Morcegão, onde ele atua sozinho, sem ninguém para
atrapalhá-lo ajudá-lo em suas missões. É nessas histórias que ele aparece mais soturno, violento, do jeito que ele foi concebido. Porém há aqueles que acham que a vida do Batman precisa de um pouco de cor, que ele não precisa fazer tudo sozinho, que sua violência precisa ser equilibrada por um fator "emocional". Daí surgiu a ideia de inserir novos personagens para auxiliar o Batman no combate ao crime, com os quais ele viria a desenvolver laços afetivos, paternais ou amorosos. O primeiro a integrar a Batfamília, é óbvio, foi o menino prodígio, o Robin. Mas depois os autores julgaram necessário que houvesse uma figura feminina, e então criaram a Batgirl e a Batwoman. Sem contar a Mulher Gato, que ora aparece como vilã, ora como aliada, e um potencial interesse amoroso do Cruzado de Capa.
 |
Batman On The Roof |
A coleção de miniaturas DC conta com 3 edições do Batman: a primeira, com o herói sozinho na pose clássica se ocultando com a capa; uma do Homem Morcego em sua bat-moto; e por fim ele sobre um telhado com uma gárgula, que é a que eu irei mostrar aqui nesta postagem. As duas últimas que eu citei fazem parte das edições especiais, porém a que ele está na motocicleta eu não tenho.
Como podem ver, esta miniatura em que ele está sobre o telhado é bastante emblemática. É uma miniatura grande e com bastante detalhes, mas é lamentável a baixa qualidade da pintura e algumas falhas na montagem da estatueta, o que não é algo fora do comum nos produtos da Eaglemoss, pelo menos aqui no Brasil.
Alguns destes problemas eu consegui ajeitar, usando minhas brilhantes técnicas de pintura; porém acho que realmente dei mole, devia ter feito logo e uma reclamação e pedido a troca imediata, como fiz em outras ocasiões. Dei qualquer jeito, acho que fiz um bom trabalho e esta miniatura consegue representar bem o Homem Morcego dentro da minha coleção.
 |
Robin (Tim Drake) |
O
Robin que a Eaglemoss tomou como modelo para esta miniatura é o Tim Drake, o terceiro a assumir a identidade do famoso
sidequick do Batman. Particularmente eu gosto desa versão do uniforme do menino prodígio, com o uniforme todo vermelho e com detalhes em preto e amarelo. No entanto, acho que a coleção ficaria mais "canônica" se tivessem optado pelo traje original, mas isso é apenas um detalhe. Também ficou muito interessante o bastão removível do Robin, que nesta miniatura é uma peça removível, caso contrário, haveria grande probabilidade de que ele quebraria durante o transporte da miniatura na caixa.
 |
Asa Noturna |
O
Asa Noturna não poderia ficar de fora desta coleção. Quando se tornou adulto, Dick Grayson - o
primeiro Robin - decidiu que era hora de sair da sombra do Morcego e passar a trilhar uma carreira solo. Ele se tornou o Asa Noturna, nome oriundo de um velho combatente do crime do planeta natal do Superman, Krypton. Um fato interessante foi que Dick se livrou da capa, passando a usar um uniforme mais tático. Só que o uniforme do Asa Noturna nem sempre foi este que a Eaglemoss se baseou em sua miniatura; as primeiras versões eram muito, mas muto toscas, até ele mudar para esta versão, que, na minha opinião, é a melhor. Pode-se reparar que ele está portando seus famosos bastões curtos, que são suas principais armas. Também tive que fazer alguns retoques nessa miniatura; não por apresentar algum defeito na pintura, mas porque o tom de azul original era muito escuro, e quase não se discernia os detalhes em azul no seu uniforme. Por isso, apliquei um tom mais parecido com os dos quadrinhos, e achei que o serviço não ficou de todo ruim.
 |
Batgirl (Barbara Gordon) |
Barbara Gordon é a filha adotiva do Comissário Gordon e também uma combatente do crime nas horas vagas, usando a alcunha de
Batgirl. Ela também tem um forte laço com o primeiro Robin, Dick Grayson, ao lado do qual costumava sair para prender criminosos, até o fatídico dia em que o Coringa a baleou e condenou-a a precisar de uma cadeira de rodas para se locomover. Isso foi o fim de sua carreira como Batgirl e o início de sua fase como a
Oráculo. Esta miniatura está bastante fiel à personagem, tirando só o detalhe de ela parecer ter escoliose, de tão inclinada que ficou sua coluna. Tirando esse detalhe, é a uma miniatura bastante bonita.
 |
Mulher Gato |
Selina Kyle é a
Mulher Gato, uma habilidosa ladra que veste um uniforme baseado nos seus animais favoritos: os gatos. Assim como esses adoráveis bichanos, seu corpo é capaz de fazer as mais impossíveis acrobacias para realizar seus roubos e também fugir, além de possuir garras muito afiadas no caso de precisar contra-atacar. Inicialmente uma vilã, seu senso de moral é muito volúvel, e não são poucas as ocasiões em que ela passa para o lado do Batman, só para depois decepcioná-lo ao voltar para o crime. Selina é o mais perto que o Batman já chegou de ter uma relação realmente amorosa, ao ponto dele chegar a revelar sua verdadeira identidade para ela.
A miniatura da mulher gato está bastante fiel aos quadrinhos, inclusive no detalhe dos olhos verdes. A Eaglemoss optou por retratá-la usando o famoso traje de látex brilhante, ao invés do uniforme clássico roxo, que eu acho horrível. Ela está portando seu inseparável chicote, que é seu acessório mais clássico.
 |
Azrael |
Azrael é um personagem fruto dos anos 90. Foi criado antes da mega saga
A Queda do Morcego, e sua verdadeira identidade é Jean-Paul Valley. Azrael é um assassino da
Ordem de São Dumas, e sofreu lavagem cerebral dos fanáticos religiosos da ordem para obter as habilidades necessárias para o trabalho. Após uma rusga com o Cruzado de Capa, Azrael passou para o lado do bem, e chegou até a assumir o Manto do Morcego quando Bruce Wayne teve a coluna fraturada por Bane, mas a experiência não deu muito certo (nem para ele, nem para os fãs). Quanto à miniatura que o representa, não tenho muito o que falar sobre ela, a não ser o fato de que está bastante bem feita.
 |
Capuz Vermelho |
Nenhuma morte nos quadrinhos é definitiva, e cedo ou tarde algum personagem morto acaba voltando miraculosamente à vida. Foi o caso de Jason Todd, o segundo a ocupar o posto de Robin. Ele foi assassinado pelo Coringa na minissérie
Uma Morte em Família, e após algumas décadas no limbo retornou após os eventos de
Crise Infinita. Mas ele voltou mudado, e iniciou uma cruzada criminosa ao assumir a alcunha de
Capuz Vermelho. Ele declarou guerra aos chefões do crime de Gotham, em especial o Máscara Negra. Mas ele não era totalmente mal: sua visão de bem é que era um tanto quanto distorcida. De certa forma, ele se via como um combatente do crime ao eliminar seus rivais e manter sob rédeas curtas os que sobraram, além de proibir que drogas fossem vendidas a crianças. É claro que suas ações o colocaram em rota de colisão com seu antigo mentor, e não demorou muito para que se enfrentassem. Com o tempo, Jason passou para o lado dos mocinhos, mas sempre como um anti-herói, assim como a Mulher Gato.
A miniatura do Capuz Vermelho está bem bacana e fiel ao personagem. Ele foi representado usando suas duas pistolas automáticas, mostrando que ele não está para brincadeira.
 |
Caçadora |
Helena Bartinelli é outra personagem que teve bastante dificuldade para se integrar à bat-família, pois, assim como o Capuz Vermelho, ela não levava muita fé na regra sagrada de não matar instituída por Batman. Apesar de ser filha de um mafioso, o objetivo de Helena é destruir o crime organizado em Gotham City. Para isso ela se vestiu como a Caçadora e utilizou o treinamento que recebeu de seu tio para combater o crime.
A miniatura da Caçadora está muito bem feita e fiel, retratado-a com o uniforme novo que ela recebeu durante a saga Silêncio, empunhando suas principais armas, duas bestas. Esta é, sem dúvida, uma das miniaturas mais bonitas da coleção e uma de minhas preferidas.
 |
Batgirl (Cassandra Cain) |
Cassandra Cain é uma verdadeira arma viva; filha de dois dos maiores assassinos do Universo DC - Lady Shiva e David Cain - desde criança foi treinada em artes marciais, porém durante os eventos catastróficos da megassaga Terra de Ninguém ela se tornou pupila do Batman e assumiu a identidade da Batgirl, usando o uniforme que pode ser observado na miniatura acima. Interessante ressaltar que a primeira pessoa que usou este uniforme foi a Caçadora, mas o Batman não permitiu que ela fosse a Batgirl por não a considerar digna. Esta miniatura está bem legal também, com destaque para a pose que ela faz, com o batarangue em uma das mãos enquanto segura a enorme capa com a outra. O capuz totalmente fechado também passa um aspecto bem sombrio a ela.
 |
Batwoman |
Uma personagem da era pré-crise, recentemente a Batwoman retornou ao universo do Morcego agora com a identidade de Kate Kane, uma filha de militares que perdeu a mãe e a irmã gêmea durante um ataque. Ela foi expulsa do exército por ser gay, e foi treinada pelo próprio pai para se tornar uma combatente do crime. Moradora de Gotham, era óbvio que ela herdaria o manto do morcego. Na versão pós-Flashpoint Kate Kane é parente da mãe de Bruce Wayne, portanto seria uma prima do Homem Morcego.
Tive bastante problemas com essa miniatura, pois quando a recebi vi que ela veio com vários defeitos, mas desta vez não dei mole e logo pedi a troca! Esta miniatura está lá na rabeira da coleção, e é possível perceber que as últimas receberam um tratamento mais desleixado pela editora com relação à qualidade do material e ao próprio molde em si. Mas até que essa não é uma das piores. Ela retrata a Batwoman com sua capa esvoaçando, e a tinta preta brilhante emula com sucesso o látex preto do uniforme da moça, e sua pele extremamente pálida também é retratada fielmente. Só o batarangues que deixam a desejar, parecendo qualquer coisa disforme, menos uma lâmina afiada.
 |
Os Aliados do Batman |
Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado. Na próxima postagem mostrarei minhas miniaturas dos vilões do Batman, só não decidi que se farei isso em uma ou duas postagens, pois, como já havia dito, a galeria de vilões do Cavaleiro das Trevas é muito extensa. Para quem se interessou, ainda dá tempo de adquirir várias dessas miniaturas, através do
site da Eaglemoss, Até a próxima!