O sexto e penúltimo volume da coleção Hellblazer Origens, que reúne as 40 primeiras edições da revista solo do anti-herói aspirante a mago John Constantine, foi um presente da Panini para os fãs por trazer uma coletânea de edições totalmente inéditas aqui nas terras tupiniquins. Este encadernado contém a continuação e conclusão da saga O Homem de Família, uma das melhores histórias da era Jamie Delano.
Desde que deixou de ser coadjuvante nas páginas do Monstro do Pântano para estrear sua própria revista, Constantine já enfrentou demônios, fantasmas e sociedades secretas; porém agora ele se depara com um adversário completamente diferente, o pior que ele já enfrentou até então: o serial killer conhecido como o Homem de Família! Uma infeliz coincidência acabou fazendo com que Constantine descobrisse a identidade do assassino (clique aqui para ler minha resenha sobre o volume anterior, quando este encontro aconteceu), e agora o psicopata irá atrás da família do mago, forçando-o a tomar uma difícil decisão, que poderá condenar ainda mais a sua alma.
![]() |
Constantine Pondera Sobre seu Adversário |
Delano aproveita o tema "família" para continuar expandindo a construção de John Constantine enquanto personagem, ao revelar mais detalhes sobre sua infância, a morte da mãe, sua relação conturbada com o pai, e seus primeiros passos dentro do universo obscuro da magia. Ele também deixa o caminho preparado para outros roteiristas ao mostrar que a sobrinha de Constantine, Gemma Masters, também possui a propensão para o sobrenatural.
O roteirista também faz um bom trabalho ao traçar o perfil do assassino em série conhecido como Homem de Família. Desde a primeira edição ele não faz mistério sobre a identidade do psicopata; é impressionante o fato de que o assassino mais procurado do país seja um simpático idoso que passa seus dias em uma casa de repouso, onde ninguém suspeita de suas verdadeiras intenções. Em concordância com o que se sabe hoje a partir de estudos psicológicos realizados em assassinos em série, o autor aborda os traumas da infância de Samuel Morris, como possível fonte de seus distúrbios psicológicos, e expõe o desprezo pelas outras pessoas e pela sociedade que ele nutre em seus pensamentos, ocultos pela máscara de cidadão de bem.
Também vale a pensa ressaltar que os eventos de O Homem de Família reverberam em outra HQ da Vertigo: Sandman, na edição Os Colecionadores. Nesta história acontece uma convenção de assassinos em série da qual o Homem de Família é o convidado de honra, mas os eventos de Hellblazer fazem com que este seja substituído pelo Coríntio, um dos pesadelos fugitivos de Morfeus. Minha resenha sobre este arco pode ser acessada aqui.
![]() |
Constrantine Enfrenta o Cão |
Além do arco O Homem de Família, este encadernado ainda contém algumas histórias curtas, como Novos Truques, na qual Constantine precisará impedir que o mundo seja dominado por um buldogue! A melhor parte da história é a forma que ele emprega para derrotar o demônio canino, utilizando nada mais do que pura astúcia (e algum conhecimento sobre o comportamento de cães!). Em Os Domingos São Diferentes Jamie Delano deixa mais uma vez seus ideais políticos transparecerem em seus roteiros, ao fazer uma crítica ácida ao modo como o capitalismo se apropriou dos ideais das décadas de 60 e 70, como a defesa pelo meio ambiente, a sustentabilidade e a globalização.
Finalmente, O Bicho Papão traz um prelúdio para a última história de Delano à frente dos roteiros de Hellblazer, que será finalizada no próximo volume. Nesta história vemos um John Constantine prestes a sucumbir ante os terríveis acontecimentos de sua vida, entre a morte de amigos e decisões cruéis que precisara tomar. Neste caminho onde a depressão e atitudes inconsequentes e autodestrutivas assombram a consciência do mago, ele irá se deparar com a ajuda de antigas aliadas para encarar a verdadeira razão pela qual sua vida é uma grande história de horror, mas isso fica para a próxima resenha.
Este volume teve a participação de diversos artistas dentre os quais Ron Tiner, Steve Pugh e Sean Phillips, e ainda conta com um material exclusivo em que são apresentados diversos ancestrais de John Constantine, os quais já apareceram em algumas histórias, até mesmo de outros títulos, como é o caso de Johanna Constantine, em Sandman. Para quem se interessou por esta leitura, a HQ tema desta resenha foi publicada pela Panini Comics. Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário