Finalmente saiu o tão aguardado trailer de Liga da Justiça, filme da DC/Warner que reunirá pela primeira vez os maiores heróis da editora contra uma poderosa ameaça vinda do espaço. O longa está previsto para estrear no dia 16 de novembro de 2017, segundo o calendário divulgado pela própria Warner. Sendo um dos filmes mais aguardados pelos fãs de quadrinhos, eu não poderia deixar de falar o que achei do trailer, e sobre alguns detalhes que me deixaram bastante intrigado. Antes, porém, para quem ainda não viu, segue o trailer propriamente dito, e a sinopse do filme.
Movido por sua fé restaurada na humanidade e inspirado pelo sacrifício do Superman, Bruce Wayne conta com a ajuda de sua nova aliada, Diana Prince, para enfrentar um inimigo ainda maior. Juntos, Batman e Mulher Maravilha trabalham rápido para encontrar e recrutar uma equipe de meta-humanos para se opor à nova ameaça. Mas apesar da formação dessa liga de heróis sem precedentes - Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue - pode ser tarde demais para salvar o planeta de um ataque de proporções catastróficas.
Primeiro de tudo, gostaria de salientar que estou me esforçando ao máximo para não criar muitas expectativas acerca deste filme. O motivo é óbvio: ano passado tivemos duas bombas atômicas cinematográficas seguidas da DC/Warner, que atendem pelos nomes de Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. Ambos elevaram o hyppe dos fãs aos máximo com trailers muito bem editados, mas acabaram dando um banho de água fria na maior parte dos fãs quando estrearam. Os principais quesitos que levaram ao fisco de ambos foram uma péssima edição, tom mal empregado e, principalmente, falhas de roteiro. Além disso, Liga foi dirigida por Zack Snider, mesmo diretor de BvS, e co-responsável pelo desastre do ano passado. Contudo, eu gosto de algumas obras do Snyder, como Homem de Aço e Watchmen, e ainda acredito que ele tem tudo para fazer um grande filme (se os roteiristas e editores não tiverem feito m** de novo!)



Após isso somos apresentados à equipe inteira, com a voz da Mulher Maravilha ao fundo declarando o retorno da Era dos Heróis, numa clássica analogia com os heróis da Mitologia Grega. Essa foi uma das partes do trailer que me deixaram mais extasiado, pois os heróis da DC sempre foram vistos pela editora e pelos fãs como seres muito superiores que os humanos, quase como semideuses, entidades que vigiam o planeta do alto.
O trailer continua mostrando uma sequência de impressionantes cenas de ação, focando nos heróis que ainda não apareceram pra valer nos filmes anteriores: Aquaman, Ciborgue e Flash. Em quase todas as cenas os escolhidos para servirem de sacos de pancada são os parademônios de Darkseid, que aqui aparecem retratados com bastante fidelidade às suas contrapartes dos quadrinhos.
O trailer prossegue mostrando várias cenas focadas naquele que provavelmente será o líder dessa Liga: o Batman. Curiosamente, é dele uma das cenas mais engraçadas do trailer, quando o Flash lhe pergunta qual o seu super poder e ele responde secamente: "Sou rico." E isso resume 100% a essência do personagem: ele pode fazer o que quiser, até mesmo reunir os maiores heróis do mundo, simplesmente porque tem rios de dinheiro pra bancar isso tudo! Outra novidade do trailer é a aparição do Crawler, o novo brinquedinho do Cavaleiro das Trevas: um veículo fortemente armado dotade de quatro pernas mecânicas.

Outra cena mostra um pouco da história do Flash. Vemos o rapaz falando com um homem em um presídio que deve ser seu pai. Nos quadrinhos, o pai de Barry Allen é injustamente acusado do assassinato da esposa.
Mais cenas de ação são mostradas, as mais legais envolvendo o Batman e seu novo e aprimorado Batmóvel. É bastante óbvia a inspiração do visual deste veículo com o empregado no jogo Batman: Arkham Knight. Logo depois vemos o trio MM, Araman e Ciborgue entrando em uma espécie de base alienígena, ou talvez no interior de una espaçonave (embora eu ache improvável que os invasores cheguem à Terra em espaçonaves; acho que será mais como no primeiro arco da Liga nos Novos 52, quando os invasores chegam em Boom Tubes (que nos quadrinhos são portais interdimensionais produzidos pelas Caixas Maternas).
O trailer se aproxima do final com a clássica cena com Batman no telhado com o Comissário Gordon (J. K. Simons), mencionando o fato do Batman ter "voltado a trabalhar em equipe". Mais uma vez fica claro para os fãs que no passado o Batman do DCU já teve uma Batfamília. No final temos uma divertida cena mostrando o Aquaman na "garupa" do Batmóvel preparando-se para atacar mais alguns pobres coitados parademônios. Isso mostra o quanto a DC/Warner está disposta a inserir humor em suas novas produções, em respostas às críticas dos fãs ao tom excessivamente sombrio de BvS.
Então é isso! O trailer acaba, sem, contudo, mostrar grandes segredos do filme, o principal deles o retorno do Superman (Henry Cavill) e eu queria muito, mas muito mesmo, que continuasse assim. Uma das grandes falhas de BvS foi justamente o fato de os trailers terem entregado praticamente a história inteira do filme, tirando toda a surpresa que aquelas cenas iriam causar caso não tivessem sido previamente divulgadas. Infelizmente essa tem sido uma prática comum aos grandes estúdios, até mesmo na concorrência: foi broxante o trailer de Guerra Civil ter mostrado a primeira aparição do Homem Aranha.
A aí, animado para o filme? Caso tenha notado mais alguma coisa que eu não reparei ou tenha uma nova teoria sobre a história por trás de Liga da Justiça, não deixe de comentar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário