Tudo começa quando os moradores da cidade fictícia de Jericho, localizada no estado do Kansas, avistam uma nuvem de fogo em formato de cogumelo, marca inconfundível de uma explosão nuclear, se erguer da direção de onde ficava a cidade de Denver. Não demora muito para eles descobrirem que esta não foi a única explosão: por todo o território norte-americano, diversas cidades haviam sido bombardeadas por armas atômicas, num ataque fulminante que mandou a maior potência do planeta de volta para a Idade das Trevas. Sem energia elétrica, telefone e internet, os moradores de Jericho ficam completamente isolados do mundo exterior, e precisam se organizar para sobreviver às dificuldades que se lhes impõem, como a falta de recursos médicos, escassez de alimentos, o frio do inverno, além de cidades hostis querendo se apropriar à força dos valiosos recursos da cidade.
![]() |
Robert Hawkings (esquerda), Gray Anderson, Dale, Emily, Jake (centro), Heather, Eric, Johnston, Gail, Bonnie e Stanley (direita) |
O personagem principal da série é Jake Green (Skeet Ulrich), um jovem que retorna a Jericho no dia da explosão após passar alguns anos longe de casa. De início sabemos pouco sobre ele, apenas que no período em que ficou fora da cidade esteve metido com coisas ilegais. Ele é o filho de Johnston Green (Gerald McRaney), um veterano de guerra que tem sido prefeito da cidade por vários mandatos consecutivos, e irmão de Eric Green (Kenneth Mitchell), que aos olhos da cidade é um cidadão exemplo, embora nunca tenha saído da sombra do pai. A experiente Pamela Reed interpreta Gail, mãe de Jake, que encarna com furor o papel da grande matrona, sempre preocupada com a segurança dos filhos e a saúde do marido.
Após a explosão nuclear que destruiu Denver, Jake se torna uma espécie de líder na cidade, não um líder político, mas aquele tipo de pessoa que todo mundo procura quando tem um problema. Toda vez que uma dificuldade insolúvel aparece, ele é o primeiro a propor alguma solução, mesmo que arriscada. Sua coragem e caráter acabam chamando a atenção da jovem Heather Lisinski (Sprague Grayden), que, embora pareça uma ingênua professora de crianças, é uma verdadeira especialista quando se trata de equipamentos mecânicos, melhor do que muito marmanjo. Eu fui dos que torceram para que os dois ficassem juntos, mas infelizmente para a moça, o coração de Jake pertence mesmo é a Emily Sullivan. Interpretada pela bela Ashley Scott, ela é filha de Jonah Prowse, um notório contraventor que costumava atuar na cidade, e que volta e meia aparece tanto para causar problemas como para ajudar a resolvê-los (embora sempre visando obter alguma vantagem).
![]() |
Emily, Jake e Heather |
O debate político está muito presente em Jericho, nas figuras de Johnston Green e do seu maior opositor, Gray Anderson (Michael Gaston). Gaston interpreta seu papel com uma competência absurda, e seu sucesso é constatado pelo fato de que logo nos pegamos odiando-o com todas as forças devido a sua politicagem cara de pau, praticada até nos momentos em que a união se faz mais necessária. Gray constantemente questiona as decisões de Johnston, e todo o tempo espalha notícias alarmantes para insuflar a população contra o prefeito. Quando Johnston está mais fraco, ele se aproveita e toma o poder para si, mas em pouco tempo ele acaba percebendo o erro que cometera.
Assim como muitos líderes atualmente, seja na política ou no comando de empresas, Gray é um sujeito extremamente técnico: todas as suas decisões são tomadas com base em números e gráficos, e não pelo bem das pessoas. Um claro exemplo disso é quando, ao perceber que os recursos da cidade não serão suficientes para mantê-los vivos no inverno, ele decide mandar embora todos os refugiados que se instalaram na cidade após as explosões. É o típico "farinha pouca, meu pirão primeiro", que até daria certo, se ele não fosse precisar dessas mesmas pessoas quando estourasse a guerra contra a cidade vizinha de New Bern.
![]() |
Johnston Green e Gray Anderson |
Jericho é dessa séries que desenvolvida para todos os tipos de público - desde aqueles que gostam de uma boa ação até aqueles mais chegados num dramalhão familiar. E o que não falta em Jericho é drama. Eric Green, o filho "certinho" de Johnston e Gail, esconde de todos que trai sua esposa, a devotada médica April (Darby Stanchfield), com a dona do principal bar da cidade, Mary Bailey (Clare Carey). No entanto, a série não faz uma abordagem hipócrita neste caso: Mary sabe que o que eles fazem é errado, mas é incapaz de resistir à atração que sente pelo número dois da cidade. E, quando finalmente conseguem ficar juntos, ela precisa enfrentar a resistência de Gail à união deles.
Outro núcleo muito querido da série é o do fazendeiro e melhor amigo de Jake, Stanley Richmond (Brad Bayer), que precisa manter a fazenda de seus pais falecidos e ao mesmo tempo cuidar de sua irmã Bonny (Shoshannah Stern), que é deficiente auditiva. Numa prova de que grandes tragédias aproximam pessoas que em circunstâncias normais jamais se identificariam, o jovem se apaixona por Mimi Clark (Alicia Coppola), uma fiscal da receita federal que viera a Jericho justamente para confiscar a fazenda de Stanley.
![]() |
Robert Hawkings |
Por último há Robert Hawkings (Lennie James), um misterioso homem que alega ter sido policial e que se muda para Jericho com a família pouco antes dos ataques. Ele é a ponte de ligação da cidade com os eventos catastróficos que ocorreram no restante do país. Não demora muito para percebermos que ele não é quem realmente diz; sua verdadeira identidade é um mistério, e às vezes chegamos a pensar que ele é um dos terroristas que causaram os ataques, principalmente quando é revelado que ele possui uma das bombas atômicas escondida no porão de casa.
Jake acaba descobrindo o segredo de Hawkings, que decide então contar toda a verdade: ele era um agente da CIA infiltrado no grupo terrorista, porém um traidor em sua equipe fez com que os ataques acontecessem antes do planejado, e ele não teve escolha a não ser fugir com sua família para o único lugar seguro no país, uma cidade que não sofreria com as precipitações radioativas das explosões e que possuía todos os recursos capazes de mantê-la de pé durante os meses de dificuldade: Jericho. No entanto, os verdadeiros conspiradores que orquestraram os ataques ainda estavam soltos por aí, e enviaram agentes para recuperar a bomba de Hawkings, pois ela era a única prova que o ataque não havia sido causado por países estrangeiros, mas por agentes internos.
![]() |
Jericho Vs. New Bern |
O segredo que Hawkings acaba ficando em segundo plano quando ele precisa se unir a Jake para impedir que a cidade de Jericho seja invadida pelos moradores de New Bern. Liderados por Phil Constantino, antigo xerife da cidade vizinha, os homens de New Bern pretendiam tomar as fazendas e a mina de sal de Jericho para si, uma vez que eles não tinham meios de se sustentar. No final há um grande conflito entre as duas cidades, no qual um importante personagem morre, e tudo parece perdido para os rapazes de Jericho. É neste ponto que a primeira temporada se encerra, deixando os espectadores sem saber quem venceria o conflito.
Antes de falar sobre a conclusão, preciso falar sobre minha avaliação quanto aos detalhes técnicos desta obra. O que mais se destaca é a fotografia: a série foi filmada em grande parte em Van Nuys, no estado da Califórnia. Com belos cenários externos de montanhas e planícies, somos transportados realmente para uma cidade do meio do continente norte-americano, onde predominam grandes fazendas de milho. A trilha sonora também é bem legal, com algumas músicas bem conhecidas tocando sempre que há um momento de grande emoção, como por exemplo Iris, do Goo Goo Dolls ao final do episódio piloto. As cenas de ação são muito muito bem filmadas, e há pouca necessidade de efeitos especiais, que com certeza encareceriam a obra e a deixariam menos realística, caso fossem mal aplicados. A cena da batalha final entre Jericho e New Bern é uma das melhores de todo o seriado, com direito a tanque de guerra e tudo!
A Segunda Temporada (CONTÉM SPOILERS)
![]() |
A Nova Bandeira Americana |
Composta por apenas 7 episódios, essa temporada foi concebida para dar fim à trama iniciada na temporada anterior, por isso vários desenvolvimentos de personagens são deixados de lado para focar na história principal. O próprio conflito de Jericho com New Bern é interrompido logo após começar, num grande anticlímax. Uma tropa do exército norte-americano aparece de supetão e impede a carnificina entre os habitantes das duas cidades, e impõem uma nova ordem. Logo ficamos sabendo que eles fazem parte de uma nova nação: os Estados Aliados da América, formados pelos estados do oeste dos EUA até o Rio Mississipi. Este novo país, que possui inclusive uma nova bandeira, baseada na antiga, está crescendo cada vez mais, e sua única resistência consiste nos estados do leste, que ainda são fiéis à antiga Constituição, e pelo estado do Texas.
A princípio não haveria nenhum problema, se não fosse pelo fato de que esta nova nação é controlada por uma corporação chamada Jennings & Hall, e que eles são os verdadeiros conspiradores por trás dos ataques nucleares que destruíram a antiga ordem. Jericho explorou ao máximo o conceito das teorias da conspiração, e às vezes até eu mesmo começo a achar que o cancelamento precoce da série fez parte de uma conspiração de fato, devido aos pensamentos subversivos que essa história poderia suscitar nos americanos. Você pode achar que eu estou exagerando, e talvez esteja, mas basta pensar sobre as várias teorias conspiratórias que cercam o ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas: há muitos indícios, verdadeiros ou não, de que os edifícios poderiam ter sido implodidos, e muitos teorizam que o próprio governo norte-americano, ou uma parte dele, pode ter causado os ataques propositalmente. Afinal, que lucrou mais com tais ataques? A decisão política de atacar o Afeganistão foi rápida, a população estava completamente de acordo com a guerra, a indústria bélica ia de vento em poupa, e em menos de cinco anos os poços de petróleo iraquianos estavam sob o controle de empresas ocidentais. Coincidência, não? Ou talvez tenha sido tudo da forma como a mídia anunciou, nunca saberemos. Jericho sutilmente faz um paralelo com as teorias conspiratórias do 11 de setembro: os ataques nucleares também ocorreram em setembro, e foram orquestrados por membros do antigo governo que pretendiam estabelecer uma nova nação, e as empresas que os apoiaram lucrariam muito, pois seriam as únicas a operar no novo regime.
![]() |
Major Beck |
Deixando as teorias da conspiração e voltando à série, Jake e os demais personagens precisam lidar com o novo encarregado da cidade: o major Edward Beck (Esai Morales). Embora suas responsabilidades sejam de manter a ordem, suas verdadeiras instruções são para achar a bomba atômica perdida. Beck não é um cara mau, mas apenas um soldado zeloso que cumpre ordens sem questioná-las, mesmo quando está mais do que claro que quem está dando as ordens é um tirano. As coisas pioram muito quando os chefes do novo governo mandam um novo administrador, um membro dos Ravenwood, o exército particular da Jennings & Hall, afim de liberar Beck para cumprir sua verdadeira missão. O problema é que os Ravenwood, antes da ordem ser restaurada no país, agiam como um exército mercenário pilhando várias cidades em busca de recursos, e haviam causado muitos problemas em Jericho na temporada anterior. O novo administrador, ressentido por ter sido expulso da cidade anteriormente, agora quer aproveitar sua nova posição de poder para transformar a vida de Jake e seus amigos num inferno. O problema é que as atitudes de John Goetz (D. B. Sweeney) passam do limite e acabam causando a morte de outra personagem querida pelos fãs.
![]() |
Jake Leva a Bomba para o Texas |
No final Hawkings e Jake (que estranhamente deixa de lado suas responsabilidades na cidade) conseguem levar a bomba atômica até o Texas, após vários percalços, e revelam para o mundo o segredo por trás dos ataques. No entanto, o final fica em aberto, pois diante deles se desenrola a possibilidade de começar a nova Guerra Civil americana. No entanto, para mim a série foi muito bem finalizada, uma vez que ela nunca foi sobre o destino do país, e sim dos habitantes daquela pequena cidade de interior chamada Jericho, e isso a série consegue nos entregar com um estupendo sucesso. Com certeza vale a pena conferir esta produção, ainda mais agora que ela encontra-se disponível no catálogo brasileiro da Netflix, apenas na versão legendada. Boa diversão!
Assista ao trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário