Mostrando postagens com marcador filme. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador filme. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Filmes Animados do Batman que Todo Fã Deve Assistir!


Embora ultimamente a DC/Warner tenha divido a opinião dos fãs com filmes massacrados pela crítica especializada, há muito tempo que sua divisão de animação tem proporcionado produções de qualidade inquestionável. Sendo o carro-chefe da editora, o Batman é o herói que mais ganhou animações até agora, e eu separei uma lista de 5 filmes animados que todo fã do Cruzado de Capa deve assistir.

5) Batman: Gotham Knight



Esta animação de 2008, produzida em parceria com o Studio 4ºC (o mesmo do filme Animatrix), reúne 6 curtas animados no melhor estilo dos animes japoneses, e seu enredo se passa no mesmo universo dos filmes da trilogia de Christopher Nolan, mais precisamente entre Batman Begins e The Dark Knight. Cada uma das histórias possui um enredo próprio, e foi escrita por um roteirista diferente, assim como o traço do desenho, que varia em cada curta. Embora as histórias não apresentem nada demais, no quesito técnico este é um dos melhores filmes animados do Cavaleiro das Trevas, principalmente devido ao estilo de animação japonês, muito mais dinâmico que o estilo ocidental, e que garantiu que esta produção tivesse um lugar de destaque nesta lista.

4) Batman: The Dark Knight Returns Part 1


Uma das melhores decisões da Warner Bros. Animation foi ter levado para as telinhas a Graphic Novel mais consagrada do Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. A adaptação foi dividida em 2 filmes, e o primeiro foi lançado em 2012 direto para DVD. Ele adaptou o primeiro arco da HQ, que mostra um Bruce Wayne cinquentão saindo de sua aposentadoria e voltando a atuar como o Cavaleiro das Trevas. Esta obra é repleta de momentos épicos, como a sequência em que o Batman sai em sua primeira ronda, a reação de um policial mais velho ao ver o antigo vigilante de volta à ação, a loucura do Duas Caras atingindo um novo patamar e, principalmente, a luta do Batman contra o líder da gangue mutante em um lamaçal. "Isto não é uma poça de lama, é uma mesa de operação, e eu sou o cirurgião!"  Apesar da qualidade inigualável do roteiro, a parte técnica da animação deixou um pouco a desejar. Embora não tenha nenhum defeito gritante, a importância desta obra pedia uma produção mais sofisticada. Às vezes se têm a impressão de que os personagens estão se deslocando em uma cidade completamente vazia e estática, e esta é uma característica sistêmica das animações da Warner.

3) Batman: Under The Red Hood


Outra animação que adaptou um arco famoso dos quadrinhos, ou melhor, dois arcos. Nesta produção do talentoso Bruce Timm lançada em 2010, vemos uma versão adaptada da morte do segundo Robin, Jason Todd, pelas mãos do Coringa, e depois o seu retorno do mundo dos mortos como o criminoso e anti-herói Capuz Vermelho. Jason possui uma espécie de moral distorcida, em que ele pretende livrar a cidade do crime ao se tornar o líder absoluto das quadrilhas criminosas, e para isso ele incia uma guerra contra o mafioso Máscara Negra. Em paralelo a estes eventos, ele também busca vingança contra o antigo mentor, pelo fato do Batman não ter vingado sua morte e ter permitido o Coringa viver. 

Esta animação é uma das mais impecáveis tecnicamente, e seu único defeito é o traço usado nos personagens; a versão do Coringa neste filme é uma das mais bizarras já adotadas nas animações da DC. No entanto, este defeito não diminui o resultado final do filme, que só não ocupou a segunda posição porque ela foi ocupada por outra adaptação de uma obra clássica dos quadrinhos...

2) Batman: Ano Um



Adaptação fiel da aclamada HQ escrita por Frank Miller e David Mazuchelli, este filme de 2011 mostra o primeiro ano de Bruce Wayne como Batman, e o início de sua parceira com o então detetive James Gordon. Esta é uma produção de alta qualidade técnica, e um dos melhores filmes da Warner Bros. Animations. Um dos pontos positivos mais importantes sobre esta produção é a fidelidade ao material fonte, até nas partes mais polêmicas, como a Mulher Gato ser retratada como uma prostituta.


1) Batman: The Dark Knight Returns Part 2


O primeiro lugar desta lista não poderia pertencer a outro filme. Os defeitos técnicos da segunda parte de O Cavaleiro das Trevas, já detalhados no item 4, não poderiam ofuscar a qualidade desta história, que tem seu clímax na batalha definitiva entre o Superman e o Batman. Com uma história tão incrível como esta, é impressionante que Zack Snyder tenha conseguido fazer uma cagada como aquela vista em Batman vs Superman! Para alegria dos fãs, ainda temos podemos ver nas telinhas a verdadeira luta entre os dois maiores heróis do mundo, da forma exata como Frank Miller a concebeu. Além disso, este filme ainda mostra o retorno do Coringa, e a derradeira e sangrenta luta entre o Batman e seu maior algoz. Assim como Ano Um, os roteirista foram bastante fiéis ao material fonte, inclusive nas parte mais datadas da história, que são aquelas que fazem referência à Guerra Fria.

Então é isso, p-p-pessoal, espero que tenham gostado da minha lista, e que eu os tenha inspirado a assistir (ou reassistir) a alguns destes filmes, que eu considero indispensáveis para aqueles que são fãs do Homem Morcego. Até mais!

domingo, 26 de março de 2017

O que eu achei do trailer de LIGA DA JUSTIÇA?



Finalmente saiu o tão aguardado trailer de Liga da Justiça, filme da DC/Warner que reunirá pela primeira vez os maiores heróis da editora contra uma poderosa ameaça vinda do espaço. O longa está previsto para estrear no dia 16 de novembro de 2017, segundo o calendário divulgado pela própria Warner. Sendo um dos filmes mais aguardados pelos fãs de quadrinhos, eu não poderia deixar de falar o que achei do trailer, e sobre alguns detalhes que me deixaram bastante intrigado. Antes, porém, para quem ainda não viu, segue o trailer propriamente dito, e a sinopse do filme. 



Movido por sua fé restaurada na humanidade e inspirado pelo sacrifício do Superman, Bruce Wayne conta com a ajuda de sua nova aliada, Diana Prince, para enfrentar um inimigo ainda maior. Juntos, Batman e Mulher Maravilha trabalham rápido para encontrar e recrutar uma equipe de meta-humanos para se opor à nova ameaça. Mas apesar da formação dessa liga de heróis sem precedentes - Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue - pode ser tarde demais para salvar o planeta de um ataque de proporções catastróficas.

Vamos aos comentários!

Primeiro de tudo, gostaria de salientar que estou me esforçando ao máximo para não criar muitas expectativas acerca deste filme. O motivo é óbvio: ano passado tivemos duas bombas atômicas cinematográficas seguidas da DC/Warner, que atendem pelos nomes de Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. Ambos elevaram o hyppe dos fãs aos máximo com trailers muito bem editados, mas acabaram dando um banho de água fria na maior parte dos fãs quando estrearam. Os principais quesitos que levaram ao fisco de ambos foram uma péssima edição, tom mal empregado e, principalmente, falhas de roteiro. Além disso, Liga foi dirigida por Zack Snider, mesmo diretor de BvS, e co-responsável pelo desastre do ano passado. Contudo, eu gosto de algumas obras do Snyder, como Homem de Aço e Watchmen, e ainda acredito que ele tem tudo para fazer um grande filme (se os roteiristas e editores não tiverem feito m** de novo!)


Passando para o trailer propriamente dito, ele começa nos mostrando Bruce Wayne chegando a uma região costeira, gelada e inóspita, parecida com o Alasca ou algum país nórdico da Europa. É lá onde vive Arthur Curry (Jason Momoa), o Aquaman, que nos quadrinhos é o herdeiro do Trono de Atlântida, sendo um mestiço humano/atlante. O filme deve seguir mais ou menos por esta linha, mas retrata o herói como um homem amargurado que afoga suas mágoas no álcool, mas que ainda consegue utilizar seus poderes para o bem. No trailer vemos o herói salvar um homem (provavelmente Bruce Wayne) dos mares revoltos.


A origem do Ciborgue (Ray Fisher) muito provavelmente será retratada no filme, até porque temos vislumbres do herói cibernético antes de sofrer o trágico acidente que o deixou desmembrado, quando ele ainda era um jogador de futebol americano. O trailer também apresenta seu pai, o Dr. Silas Stone, vivido por Joe Morton, e uma Caixa Materna, que é uma espécie de computador vivo que serve aos chamados Novos Deuses. Conforme foi visto em BvS, é essa caixa a responsável pela transformação de Victor Stone no Ciborgue.


A seguir vemos novamente a cena do encontro entre Bruce Wayne (Ben Affleck) e Barry Allen (Ezra Miller), que nas horas vagas atua como o Flash. Não tem como não comparar esta cena com aqiela em que Tony Stark se encontra com Peter Parker em Capitão América: Guerra Civil. Assim como Barry, mais uma vez a Warner chegando atrasada! Além desta cena também aparecem outras com o Flash em ação, vestindo seu um uniforme que mais parece uma armadura. Após isso vemos a (re)apresentação do Batman de Ben Affleck, numa cena de ação no melhor estilo do Homem Morcego: se balançando numa batcorda e jogando uma batbomba em um parademônio de Apokolips.

Após isso somos apresentados à equipe inteira, com a voz da Mulher Maravilha ao fundo declarando o retorno da Era dos Heróis, numa clássica analogia com os heróis da Mitologia Grega. Essa foi uma das partes do trailer que me deixaram mais extasiado, pois os heróis da DC sempre foram vistos pela editora e pelos fãs como seres muito superiores que os humanos, quase como semideuses, entidades que vigiam o planeta do alto.

O trailer continua mostrando uma sequência de impressionantes cenas de ação, focando nos heróis que ainda não apareceram pra valer nos filmes anteriores: Aquaman, Ciborgue e Flash. Em quase todas as cenas os escolhidos para servirem de sacos de pancada são os parademônios de Darkseid, que aqui aparecem retratados com bastante fidelidade às suas contrapartes dos quadrinhos.




O trailer prossegue mostrando várias cenas focadas naquele que provavelmente será o líder dessa Liga: o Batman. Curiosamente, é dele uma das cenas mais engraçadas do trailer, quando o Flash lhe pergunta qual o seu super poder e ele responde secamente: "Sou rico." E isso resume 100% a essência do personagem: ele pode fazer o que quiser, até mesmo reunir os maiores heróis do mundo, simplesmente porque tem rios de dinheiro pra bancar isso tudo! Outra novidade do trailer é a aparição do Crawler, o novo brinquedinho do Cavaleiro das Trevas: um veículo fortemente armado dotade de quatro pernas mecânicas. 


Uma grata surpresa é a aparição de Mera, a mulher do Aquaman, tão badass quanto o marido. Ela aparece entre dois soldados atlantes (pena que não dá para ver detalhadamente suas armaduras, mas pelo que dá pra ver estão incríveis) e aparentemente protegendo uma das Caixas Maternas, provavelmente aquela em poder dos Atlantes. Conforme já foi divulgado, há 3 Caixas Matenras na Terra: uma em poder dos humanos (certamente a que está com o Ciborgue), outra com Atlântida e a última com as Amazonas. Muito provavelmente essas caixas fornecerão uma explicação mais racional para os poderes dos atlantes e das amazonas. Assim como foi feito com o Thor da Marvel, a questão dos deuses será explicada pela tecnologia. A cena abaixo mostra uma batalha entre as amazonas (ou talvez suas ancestrais) e os parademônios numa planície deastada, e eu suponho que seja um fashback da origem das Amazonas, mostrando como elas obtiveram sua Caixa Materna. Tal informação deve ser dada pela Mulher Maravilha, que reconhecerá o artefato sob a posse do Ciborgue ou de seu pai. 

 


Outra cena mostra um pouco da história do Flash. Vemos o rapaz falando com um homem em um presídio que deve ser seu pai. Nos quadrinhos, o pai de Barry Allen é injustamente acusado do assassinato da esposa. 


 

Mais cenas de ação são mostradas, as mais legais envolvendo o Batman e seu novo e aprimorado Batmóvel. É bastante óbvia a inspiração do visual deste veículo com o empregado no jogo Batman: Arkham Knight. Logo depois vemos o trio MM, Araman e Ciborgue entrando em uma espécie de base alienígena, ou talvez no interior de una espaçonave (embora eu ache improvável que os invasores cheguem à Terra em espaçonaves; acho que será mais como no primeiro arco da Liga nos Novos 52, quando os invasores chegam em Boom Tubes (que nos quadrinhos são portais interdimensionais produzidos pelas Caixas Maternas).

O trailer se aproxima do final com a clássica cena com Batman no telhado com o Comissário Gordon (J. K. Simons), mencionando o fato do Batman ter "voltado a trabalhar em equipe". Mais uma vez fica claro para os fãs que no passado o Batman do DCU já teve uma Batfamília. No final temos uma divertida cena mostrando o Aquaman na "garupa" do Batmóvel preparando-se para atacar mais alguns pobres coitados parademônios. Isso mostra o quanto a DC/Warner está disposta a inserir humor em suas novas produções, em respostas às críticas dos fãs ao tom excessivamente sombrio de BvS.

 
 


Então é isso! O trailer acaba, sem, contudo, mostrar grandes segredos do filme, o principal deles o retorno do Superman (Henry Cavill) e eu queria muito, mas muito mesmo, que continuasse assim. Uma das grandes falhas de BvS foi justamente o fato de os trailers terem entregado praticamente a história inteira do filme, tirando toda a surpresa que aquelas cenas iriam causar caso não tivessem sido previamente divulgadas. Infelizmente essa tem sido uma prática comum aos grandes estúdios, até mesmo na concorrência: foi broxante o trailer de Guerra Civil ter mostrado a primeira aparição do Homem Aranha.

A aí, animado para o filme? Caso tenha notado mais alguma coisa que eu não reparei ou tenha uma nova teoria sobre a história por trás de Liga da Justiça, não deixe de comentar!