De todas as HQs do infame mago e vigarista inglês John Constantine, Hábitos Perigosos é a mais emblemática, e a mais venerada pelos fãs. Este arco de histórias em seis partes publicado na revista solo do personagem - Hellblazer - começando pela edição 41, marcou o início da era Garth Ennis (Preacher, Justiceiro), após a despedida do roteirista Jamie Delano. Em parceria com o artista Will Simpson, Garth Ennis deu início a uma nova fase na vida do mago, apresentando ao público novos coadjuvantes e vilões, como o anjo Gabriel, a súcubo Ellie, a bela Kit Ryan, e o Primeiro dos Caídos; ao mesmo tempo honrando o legado deixado por Alan Moore e Delano: personagens como o taxista Chas e a sobrinha de John, Gemma Masters, ganham espaço nas histórias de Garth Ennis, e diversos acontecimentos que marcaram o passado do mago são citados em diversas ocasiões. Porém o roteirista irlandês imprime sua própria marca aos roteiros: as crises existencialistas, abordagens filosóficas a respeito da magia, e soluções complexas e metafísicas tão comuns aos enredos de seus predecessores dão lugar a uma visão mais crua e objetiva do mundo de Constantine, que se vê às voltas com fantasmas, vampiros, anjos e demônios em meio às suas próprias maquinações. Garth Ennis procura aproximar o protagonista do mundo real, mostrando-o em diversas situações do dia a dia daqueles que vivem amontoados nas grandes metrópoles, com todos os problemas sociais existentes durante o fim da década de 80 e início da década de 90. O traço limpo e realista de Simpson nos guia por uma Londres suja, degradada, tão diferente daquela cidade perfeita que os programas de televisão e filmes tentam nos vender. De certa forma, não passa de uma metáfora para a própria condição humana: nas grandes cidades, onde praticamente ninguém se conhece, as aparências não passam de um disfarce; por baixo do brilho e maquiagem há toda sorte de sentimentos ruins, perversão, loucura, e são esses aspectos mais baixos do comportamento humano que Garth Ennis e Will Simpson, com perfeita consonância entre roteiro e arte, transportam para as páginas de Hellblazer.
Em Hábitos Perigosos, John Constantine está morrendo, e seu assassino é o seu próprio corpo! Finalmente todas aquelas décadas fumando um maço e meio de cigarros silk cut por dia cobraram seu preço. Após acordar um dia de manhã e escarrar na pia do banheiro pedaços do próprio pulmão, J.C. é diagnosticado com câncer de pulmão. É irônico que uma doença tenha obtido sucesso naquilo que sociedades secretas, seitas satânicas, demônios e serial killers tentaram e falharam.
![]() |
Constantine é Diagnosticado com Câncer |
Quem conhece a trajetória de Constantine sabe que ele carrega muitos pecados nas costas. Apesar de ter salvado o mundo em diferentes ocasiões, em quase todas elas precisou sacrificar amigos e até mesmo amantes para alcançar seus objetivos. Sendo assim, não é de admirar que a ideia de morrer não lhe agrade muito, afinal, com certeza sua alma estava destinada ao inferno. Ele então resolve procurar a ajuda de um velho amigo, o irlandês Brendan Finn. Sempre que tem oportunidade, Garth Ennis homenageia sua terra natal, introduzindo personagens irlandeses, os quais na maioria das vezes são bon vivants beberrões e festeiros. Assim é Brendan Finn, um colecionador de bebidas raras que passa seus dias e noites solitários degustando todo tipo de birita. Numa situação cômica e trágica ao mesmo tempo, Brendan também está à beira da morte por causa de seu vício em álcool. O pior de tudo é que Brendan havia feito um pacto com o diabo: em troca de sua alma, ele obteve sua vasta coleção de bebidas. Agora o Primeiro dos Caídos resolve vir coletar a alma de Brendan, mas Constantine mais uma vez usa sua lábia e consegue enganar o próprio demônio, fazendo-o perder a alma de Brendan. Só que sua atitude só conseguiu enfurecer ainda mais a criatura, que passa a aguardar com ansiedade pela morte de Constantine.
Após se humilhar pedindo ajuda para entes celestiais e também do "andar de baixo", Constantine bola seu próprio plano para salvar sua vida e escapar de uma eternidade de torturas. É na quinta edição na qual vemos o anti herói colocar em prática seu plano mais astuto e ambicioso. Ele aposta todas as suas fichas neste plano, contra um trio de adversários os quais nem o apostador mais corajoso ousaria desafiar. Se ganhasse, poderia continuar vivendo sua vida normalmente; mas se perdesse, bem... a eternidade seria pouco para o castigo que o inferno tinha reservado para ele.
Esta é a verdadeira essência de Constantine, presente nas histórias do mago independente de quem esteja escrevendo os roteiros: ele é um apostador nato, um viciado no perigo. Ele é um cara comum, como qualquer um de nós, mas que consegue sair das piores situações usando apenas astúcia e, como já falei em outras ocasiões, uma dose cavalar de coragem. É claro que no final ele consegue engambelar todo mundo, e ainda tira sarro dos governantes infernais na icônica cena que encabeça esta postagem, e que, de quebra, ajudou a embalar a carreira de Garth Ennis como roteirista de quadrinhos.
![]() |
Arte de Capa, por Glenn Fabry |
Hábitos Perigosos foi apenas o primeiro fio da grande trama que Grath Ennis construiu ao longo de toda sua passagem por Hellblazer. Nelas diversos personagens chave foram apresentados, e o grande antagonismo entre ele e o Primeiro dos Caídos foi estabelecido. Além disso, ao final deste arco Constantine começa a se envolver emocionalmente com Kit, ex-namorada de Brendan, num dos relacionamentos mais duradouros que ele já teve. Esta história inspirou também o roteiro da controversa adaptação cinematográfica Constantine, de 2005, na qual o mago foi interpretado por Keanu Reeves. Por este motivo ela é a porta de entrada para muitos leitores que desejam conhecer mais sobre as histórias do trambiqueiro mais famoso dos quadrinhos.
Hábitos Perigosos foi lançada aqui no Brasil em 2014 pela Panini Books em um encadernado com acabamento em capa cartão e papel LWC, e atualmente encontra-se esgotada, mas com o relançamento de Hellblazer Origens, há a esperança de que este encadernado seja publicado em breve. Boa leitura!
![]() |
Capa de Hábitos Perigosos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário