domingo, 14 de maio de 2017

RESENHA | Planeta Hulk


Criado em 1962 por duas lendas dos quadrinhos, Stan Lee e Jack Kirby, como uma versão moderna do Dr. Jakyll e sua contraparte monstruosa, o Dr. Hyde, o Incrível Hulk é o alter ego do cientista nuclear Bruce Banner, o qual, devido à exposição à radiação gama, se transforma nessa criatura esverdeada e superpoderosa quando submetido a um estresse psicológico, principalmente a raiva. Inicialmente cinza, ele já foi verde e até vermelho; já teve não apenas duas, mas quadro personalidades diferentes habitando seu corpo; já foi retratado como um brutamontes irracional que destrói tudo em seu caminho, e também como um ser de intelecto elevado e imbuído de heroísmo; já caiu de pau com o Coisa, o Demolidor, o Wolverine, o Thor, os Vingadores, enfim... já enfrentou quase todo o Universo Marvel, mas também já salvou o mundo inúmeras vezes. Ainda assim, seus feitos ruins acabaram pesando mais que suas boas ações na balança moral dos Iluminati, um grupo secreto formado pelos maiores heróis da Terra - Homem Elástico, Doutor Estranho, Homem de Ferro, Raio Negro e Namor -, que decidiram exila-lo para um planeta desprovido de vida inteligente onde ele não poderia ferir mais ninguém. Entretanto, a nave em que eles o colocaram foi interceptada por um buraco negro e acabou caindo no planeta Saakar, onde um imperador cruel promovia combates entre gladiadores para entreter a população oprimida. Hulk é então capturado e obrigado a participar desses jogos, lutando ao lado de outros monstros em batalhas sangrentas até a morte.

Pela primeira vez em sua vida, o Hulk está em casa!

Huk é Exilado da Terra

A ideia por trás do arco Planeta Hulk é simples. O roteiro de Greg Pak é baseado na história dos gladiadores da época do Império Romano, em especial Spartacus, um gladiador que se rebelou contra o Império e conseguiu reunir um grande exército de escravos que quase tomou Roma. Os artistas Carlo Pagulayan e Aaron Lopresti pegam emprestados diversos elementos visuais da Roma antiga, como os trajes de legionário dos soldados do imperador e a armadura de gladiador usada por Hulk, com seus capacetes de penas e protetores para os braços.

Outra clara inspiração é a famosa "Jornada do Herói", conceito desenvolvido pelo antropólogo Joseph Campbell que estabelece os estágios percorridos pelo herói na maioria das histórias, desde os mitos da antiguidade aos filmes e quadrinhos modernos. Em Planeta Hulk acompanhamos ao longo de suas 15 edições o Hulk evoluir do gladiador Cicatriz Verde, como ficou conhecido após sua primeira batalha, para o "Filho de Sakaar", uma espécie de Messias profetizado que libertaria todas as raças daquele planeta de seus opressores, passando por vários estágios do monomito de Campbell.

A questão da dualidade de Hulk é muito bem trabalhada por Greg Pak. Estando em meio a todo tipo de alienígena, das mais variadas espécies, Hulk se torna apenas mais um entre tantos monstros. Hulk não é mais desprezado ou temido por seus companheiros devido à sua natureza violenta; pelo contrário, seu poder é necessário e útil para os gladiadores rebeldes, que o reconhecem como o herói que ele realmente é. Ao contrário do que acontecia na Terra, é quando retorna à forma humana que ele se torna um ser "diferente", e justamente por isso ele procura esconder essa sua natureza.

Hulk, Korg, Miek, Hiroim, Elloe e a Criatura da Ninhada

De início, ainda furioso por ter sido exilado por seus antigos amigos humanos e por ter sido escravizado, se recusa a enxergar seus companheiros de luta como amigos. Porém, o tempo e as experiências, geralmente de perda, pelas quais eles passam fazem com que se tornem mais que amigos: verdadeiros irmãos. Os companheiros de guerra de Hulk são: Miek, um ser pertencente a uma raça de criaturas insetoides de Saakar; Korg, uma das criaturas de pedra que foram os primeiros adversários do Thor; outro inseto, uma fêmea sobrevivente do povo da Ninhada; Elloe, filha de um senador do império acusado de subversão; e Hiroim, um renegado do povo das Sombras, de onde o imperador recruta seus principais guardas.

Embora exista uma grande gama de personagens, apenas alguns deles são desenvolvidos pelo roteirista, enquanto outros servem apenas como coadjuvantes com funções específicas no roteiro. É o caso de Korg, que na maior parte das vezes atua como guarda costas ou companheiro de luta de Hulk, e a criatura da ninhada, que após uma introdução sangrenta funciona apenas como parceira de Miek. É o insetoide, no entanto, que recebe mais enfoque: ao longo da história ele evolui, não apenas psicologicamente, mas fisicamente. Ele nutre um profundo ódio por aqueles que escravizaram e mataram seu povo, e este sentimento faz com que ele seja um dos membros mais valiosos do bando de Hulk. No entanto, quando a guerra acaba e Hulk finalmente traz a paz a Saakar, Miek quer continuar lutando, e isso trará sérios problemas para o Verdão.

Embora seja um vilão unidimensional - seu passado e motivações não são abordados com profundidade pelo roteiro - o Rei Vermelho, principal inimigo de Hulk em Planeta Hulk, cumpre bem o seu propósito na trama. Como qualquer imperador, ele é egocêntrico e se enxerga como o salvador do povo, embora não pense duas vezes em bombardear vilas e liberar vírus mortais em suas cidades apenas para destruir um inimigo que o humilhou publicamente. Além disso, ele é um lutador muito habilidoso, e conta com uma armadura hi-tech que o possibilita lutar quase que de igual para igual contra o Cicatriz Verde.

Rei Vermelho

Caiera, a Fortaleza
, é a principal guarda-costas do Rei Vermelho, e uma guerreira nata. Ela comanda as tropas do imperador em sua caçada pelo bando do Hulk, quando eles finalmente conseguem se livrar dos dispositivos que os obrigam a obedecer às ordens imperiais. Mas quando ela testemunha a crueldade de seu soberano, contrapondo-a com a honra e preocupação com o bem estar do povo de Saakar demonstrada por Hulk, a assassina acaba passando para o lado dos gladiadores, chegando a ter um relacionamento amoroso com o Verdão.

Outros adversários do Golias Esmeralda são os ferobôs, criaturas cibernéticas selvagens que vivem nas florestas de Saakar; a guarda da caveira, soldados robóticos que são um cruzamento de stormtroopers com o alien Predador, que atuam como guarda de elite do imperador; e os parasitas espaciais conhecidos como Espinhos, que infectam todas as formas de vida que tocam, transformando-as instantaneamente em monstros disformes. Por fim, esta saga conta ainda com a participação especial do Surfista Prateado, que surge num primeiro momento como antagonista do Hulk, mas que depois funciona como peça fundamental na rebelião dos gladiadores.

Hulk vs Surfista Prateado

Mesmo para aqueles fãs de quadrinhos que, assim como eu, não têm o Hulk entre seus personagens favoritos da nona arte, Planeta Hulk pode ser uma grata surpresa. Comecei a ler este encadernado mais por obrigação, mas terminei gostando muito da história. O enredo é simples e previsível, e isso não é de todo um defeito quando se está apenas atrás de uma boa história, e a arte é excelente, repleta de painéis muito bem desenhados e com cores vibrantes.

Planeta Hulk foi publicada em The Incredible Hulk #93-105, e Giant Size Hulk #1, entre 2006 e 2007, e rendeu uma sequência: Hulk Contra o Mundo, que mostra o retorno de Hulk à Terra para se vingar daqueles que o baniram. Aqui no Brasil Planeta Hulk saiu na coleção de Graphic Novels da Marvel pela Salvat, em dois encadernados, e em um belíssimo encadernado de luxo pela Panini. Também já foi adaptado para um filme animado em 2010, e diversos elementos de sua história irão aparecer no filme Thor: Ragnarok, o terceiro da franquia Thor. Mais um motivo para conferir esta excelente HQ!

Boa leitura!

Capa do Encadernado Lançado pela Panini

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