Aproveitando a onda do Batman Day, que neste ano de 2017 tem como objetivo celebrar o 25º aniversário da Arlequina, nada mais justo do que falar sobre a animação que revelou a Princesa do Crime: a série animada do Batman. Depois do filme Batman, do Tim Burton, foi este desenho animado que me atraiu para o fantástico universo do Homem Morcego, antes mesmo de ter lido minha primeira HQ do Batman.
Produzida por Bruce Timm, esta série animada foi ao ar nos EUA entre os anos 1992 e 1995, e fez parte da infância de muitas crianças da década de 90, inclusive a deste que vos escreve. Mas não eram só as crianças que curtiam assistir Batman: The Animated Series: o objetivo deste desenho era alcançar diversas faixas etárias, e para isso assumiu um tom muito mais sombrio do que os desenhos convencionais da época (não estou considerando aqui os animes japoneses).
![]() |
O Batman |
A série possui um visual único, inspirado principalmente nos filmes de Tim Burton. Gotham City é retratada como uma cidade atemporal, onde se misturam objetos claramente pertencentes à época da produção e outros típicos da década de 40, como carros antigos e dirigíveis, além do vestuário retrô. Outro aspecto interessante é o clima noir sempre presente na produção, no qual se destaca o lado mais detetivesco do herói.
Os fãs dos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas também não poderiam se sentir mais representados, pois a série animada adaptou diversos arcos famosos da trajetória do personagem nos quadrinhos, como pode ser visto nos episódios The Demon Quest, Legends of The Dark Knight e The Laughing Fish. Muitos episódios tiveram roteiros escritos por Paul Dini, uma verdadeira lenda dentro da Warner Bros Animations, e que também assina várias histórias em quadrinhos do Batman.
A dublagem da produção também é outro quesito que merece nota, já que, tanto na versão norte-americana, com Kevin Conroy interpretando Bruce Wayne/Batman e Mark Hamill arrasando na voz do Coringa, como na versão dublada para o português, com o Márcio Seixas entregando a voz definitiva do Homem Morcego.
![]() |
Coringa e Arlequina |
Batman TAS foi adaptado para os quadrinhos em uma série própria, e além de render algums filmes, como Batman: A Máscara do Fantasma - que adaptou parte da obra clássica de Frank Miller, Batman: Ano Um - e Batman & Mr. Freeze: Sub Zero, que mostrou a origem do Senhor Frio, retratando-o como um vilão amargurado.
O sucesso desta animação foi tamanho que ela venceu quatro premiações Emmy, sendo a principal delas o Outstanding Animated Program em 1993 pelo episódio Robin's Reckoning Part 1, que mostra parceiro mirim do Batman em uma jornada para se vingar do assassino de seus pais. Este é um dos episódios mais memoráveis da série, justamente pelo tom mais maduro do enredo, e por narrar a origem do primeiro Robin, Dick Grayson.
![]() |
Robin |
Um dos maiores legados desse desenho é a crianção da Arlequina. Criada despretensiosamente por Paul Dini e Bruce Timm como uma parceira criminosa do Coringa, uma contraparte vilanesca do Robin, ela foi um sucesso instantâneo e não demorou muito para ser transportada para os quadrinhos - num dos raros casos em que um personagem faz o caminho inverso da TV para a nona arte. Atualmente sua fama alcançou enormes proporções graças à sua participação no filme Esquadrão Suicida, interpretada por Margot Robie. Aliás, só para constar, a Arlequina é uma das poucas coisas que salva neste filme horrível.
Para quem quer conhecer melhor esta personagem, uma ótima pedida é assistir ao episódio Mad Love, que faz parte da The New Batman Adventures Series, e que adaptou a famosa Graphic Novel de Paul Dini que conta como a psiquiatra Harleen Quinzel se apaixonou por seu paciente, o Coringa, e foi completamente corrompida por ele, tornando-se a vilã Arlequina.
Para terminar esta postagem, vou sugerir 10 episódios, que eu considero os melhores da Série Animada do Batman, para o leitor assistir neste Batman Day:
1) Duas Caras, Partes 1 e 2
A origem do vilão Duas Caras.
2) A Busca do Demônio, Partes 1 e 2
Batman se une ao misterioso homem chamado Ra's Al Ghul para resgatar o Robin e a bela Tália Al Ghul.
3) Batman Está no Meu Porão
Ferido, o Batman é protegido do Pinguim e seus capangas por duas crianças que sofriam buyling.
4)Identidade Dupla
Arnold Wesker, o Ventríloquo, é liberado do Asilo Arkham, mas seus antigos capangas não irão deixá-lo em paz por muito tempo, e o tentarão a utilizar novamente o boneco Scarface.
5) Uma Bala para Bullock
Batman precisa proteger o rabugento ajudante do Comissário Gordon da vingança de um criminoso.
6) Dor de Crescimento
Robin tenta proteger uma menina de um homem que a persegue, que acaba se revelando o Cara de Barro. Mas qual a verdadeira relação da menina com o monstruoso vilão?
7) Casa e Jardim
A Hera Venenosa aparentemente se regenerou, casou-se e agora cria duas crianças, mas algo parece errado nesta família aparentemente perfeita?
8) Histórias do Cavaleiro da Noite
Alguns jovens contam várias histórias sobre o Batman. Cada uma dessas histórias adapta algum quadrinho famoso do personagem, sendo o principal deles O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.
9) O Ajuste de Contas do Robin, Partes 1 e 2
Dick Grayson decide se vingar do criminoso que matou seus pais. Este episódio também mostra a origem do Robin (flashback).
10) A Beira do Abismo
Após uma luta contra o Espantalho, A Batgirl supostamente morre e o Comissário Gordon, ressentido, emprega todos os seus recursos para capturar o Batman, a quem culpa pela morte da filha.
Fique abaixo com o trailer de abertura da série animada, só para aumentar a nostalgia! Feliz Batman Day!
Nenhum comentário:
Postar um comentário