Um dos principais fatores que mais agradam os fãs de quadrinhos e os motivam a ler as histórias do Batman, mais do que o próprio protagonista, é a robusta Galeria de Vilões do herói. Poucos personagens dos quadrinhos atualmente podem se gabar de possuir uma quantidade tão grande de inimigos, ainda mais uma coleção de inimigos tão interessantes e excêntricos. Desde os mais clássicos - Coringa, Pinguim e Duas-Caras -, até os mais recentes - Bane, Silêncio e a Corte das Corujas - todos eles possuem características únicas que os definem, na maioria das vezes alguma disfunção psicológica, motivo pelo qual sempre que capturados são enviados para o famoso Asilo Arkham, um hospício que na maior parte das vezes funciona mais como casa de repouso para os vilões do que como prisão propriamente dita.
Desde criança sempre fui fã do Universo Batman; e desde criança sou fascinado pelos vilões do Homem Morcego. Na esteira do sucesso do desenho animado produzido pela Warner para a TV vieram uns bonequinhos de borracha do herói, do parceiro mirim Robin e seus principais vilões. Infelizmente, eu também nunca fui uma criança cuidadosa, e até hoje não sei que fim levaram aqueles bonequinhos. Então, quando a Eaglemoss anunciou que lançaria uma coleção de miniaturas de chumbo semelhante a dos personagens Marvel, vi a oportunidade perfeita de finalmente poder exibir em minha estante todos aqueles vilões degenerados e insanos que estão sempre à espreita para dominar Gotham City ou simplesmente tocar o terror por aí.
![]() |
Coringa |
É lógico que o primeiro vilão a ser exibido não poderia ser outro senão o maior nêmese do Cavaleiro das Trevas: o Coringa! Uma das características mais incríveis deste vilão tão amado pelos fãs é a sua origem; até hoje nunca foi revelado quem ele realmente era antes de enlouquecer e se tornar o Príncipe-Palhaço do Crime, e é isso que faz com que sua história seja tão interessante. O pouco que se sabe é que sua transformação se deu na fábrica de produtos químicos ACE, onde, vestido como o criminoso Capuz Vermelho, enfrentou o Batman e acabou caindo em um tanque de rejeitos químicos que lhe deu a aparência bizarra de um palhaço. Neste dia ele se entregou completamente à loucura e passou a praticar os mais variados e inusitados crimes, desde roubos simples até assassinatos cruéis e aleatórios.
Em relação à miniatura propriamente dita, está bem fiel ao personagem, retratando-o em seu visual mais clássico, com o smoking roxo enfeitado pela famosa flor de lapela que cospe ácido, enquanto escancara seus dentes em uma diabólica risada que é a sua marca registrada.
![]() |
Pinguim |
Oswald Cobblepot, mais conhecido como o Pinguim, é um dos vilões mais antigos do Batman. Apesar de sus aparência deformada que lhe faz parecer um pinguim, ele se considera de sangue azul, mas sua fortuna foi conquistada através de práticas criminosas, e por isso nunca foi aceito na alta sociedade gothamita. Hoje em dia ele diz que se reformou, e se tornou dono de um cassino, o Iceberg Club, de onde gerencia suas atividades criminosas. É aficionado por aves, as quais muitas vezes já empregou em seus crimes.
A miniatura que o representa está bem fiel ao personagem. Podem ser notados vários detalhes, como a cartola, o smoking e o monóculo, adereços que ele usa para se parecer com a nobreza, bem omo o inseparável guarda-chuva, o qual oculta uma poderosa arma de fogo.
![]() |
Duas Caras |
Outrora o promotor público Harvey Dent, paladino da justiça de Gotham, o criminoso conhecido como Duas Caras sofre com transtorno dissociativo de identidade, ou dupla personalidade. No julgamento do mafioso Carmine Falcone, teve ácido jogado em seu rosto por um bandido chamado Salvatore Maroni, e acabou com metade do rosto desfigurada. É obcecado pelo número dois, de modo que seus crimes sempre envolvem alguma característica de dualidade, e prefere deixar o acaso tomar as decisões por ele através de uma moeda que sempre carrega consigo.
A miniatura do Duas Caras está bem fiel a ele, com cada peça de roupa diferente dos dois lados. A metade monstruosa de seu rosto está muito bem esculpida e pintada, e até mesmo a moeda está representada.
![]() |
Charada |
Edward Nigma, o Charada, é um conhecido criminoso de Gotham que é obcecado por enigmas e charadas, o que acaba sendo a sua ruína, pois ele não resiste a deixar uma charada em suas cenas de crime para desafiar as autoridades a encontrá-lo. Para seu azar, acabou encontrando um intelecto capaz de superá-lo: o Batman! Certa vez o Charada já descobriu a identidade secreta do Batman, a qual ele considerava o maior mistério de Gotham, mas acabou perdendo a memória e a lembrança de quem é seu maior inimigo.
Sua miniatura é simples e bem feita, mostrando-o no clássico terno verde e o chapéu coco ao invés daquele chamativo colant repleto de sinais de interrogação que vestia no passado e que era muito ridículo. Esta miniatura possui um adereço removível que é o bastão dourado com a famosa interrogação, que é o símbolo do Charada.
![]() |
Sr. Frio |
Victor Fries era um cientista que trabalhava com criogenia, quando sua esposa Nora foi acometida por uma doença mortal e incurável. Sem alternativas, ele utilizou os equipamentos da empresa em que trabalhava, a Gothcorp, para colocá-la em hibernação até que uma cura fosse encontrada. No entanto, o dono da empresa quis cancelar o projeto de criogenia, o que provocaria a morte de Nora. Ensandecido, Fries resistiu e acabou caindo em um tanque de produtos refrigerantes; o resultado disso é que agora seu corpo precisa ficar sempre a temperaturas negativas, senão ele morre. Fries desenvolveu uma vestimenta especial que controla a temperatura de seu corpo e uma arma capaz de soltar rajadas congelantes, e se tornou o Sr. Frio, um perigoso bandido capaz de cometer qualquer crime, desde que lhe forneça o lucro necessário para poder encontrar a cura para a doença de Nora.
Esta miniatura é incrivelmente bem feita, mostrando o Sr. Frio com seu traje especial (note os detalhes para as dobras do tecido nas pernas e braços), portando a arma congelante, conectada por uma mangueira ao equipamento resfriador em suas costas, com direito até mesmo a medidor de temperatura no cinto, responsável por indicar quando a temperatura corporal de Fries está acima do limite permitido (faixa vermelha). Mas o que chama atenção mesmo é o capacete transparente, feito em acrílico e que emula perfeitamente o vidro.
![]() |
Hera Venenosa |
A Drª. Pamela Isley era uma bela e talentosa botânica, que acabou vítima de um experimento praticado pelo Dr. Jason Woodrue, que fez com que ela desenvolvesse DNA vegetal. O resultado disso é que ela é capaz de gerar em seu corpo as mais mortíferas toxinas, além de fazer crescer galhos de plantas que ela usa para asfixiar suas vítimas. Uma das principais características da Hera Venenosa é sua sensualidade, exagerada pela liberação de feromônios, mas isto não passa de uma armadilha para os homens, pois seu beijo é fatal. Hera é retratada recorrentemente como uma eco-terrorista, uma agente da vingança das plantas contra o homem moderno, responsável pela poluição do meio ambiente e destruição da vida vegetal. Devido a isso, e à mágoa por ter sido enganada pelo Dr. Woodrue, possui uma grande aversão a homens.
A miniatura da Hera Venenosa é bem bonita, retratando-a no auge de sua beleza, mesmo com a pele clorofilada, com destaque para os volumosos e esvoaçantes cabelos ruivos, esplendidamente esculpidos.
![]() |
Espantalho |
Jonathan Crane era um professor de psiquiatria da Universidade de Gotham que foi expulso da instituição devido a controversos experimentos em seus alunos. Obcecado pelo medo, graças a traumas de sua infância, o Dr. Crane travestiu-se da imagem que mais lhe causava pavor: o Espantalho. Utilizando uma toxina capaz de fazer com que as pessoas vejam seus maiores medos como se fossem reais, passou a aterrorizar a cidade de Gotham, mas seus planos sempre são frustrados pelo vigilante Batman, o qual possui a fibra necessária para resistir aos seus maiores terrores.
A miniatura do Espantalho é uma das mais legais da coleção. Ela o retrata como uma criatura assustadora, com a roupa escura cheia de costuras a mostra e um chapéu cônico retorcido. Esta estatueta vem com uma foice removível que torna o personagem ainda mais assustador.
![]() |
Os Vilões do Batman |
Então é isso, galera! Mas não pensem que acabou! Esta primeira postagem abordou os vilões clássicos do Batman, na próxima irei mostrar os vilões mais "recentes" e alguns menos conhecidos, além das miniaturas especiais, diferentes das demais por sua maior estatura. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário