segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

[RESENHA] Thanos - Em Busca de Poder


Com o início das gravações de Vingadores 3 e 4 começando hoje (23), nada mais apropriado do que postar uma resenha sobre a história que serviu de prelúdio para Desafio Infinito, a grande batalha dos super heróis Marvel contra o Titã Louco, Thanos, que os tão aguardados filmes dos Vingadores irão adaptar. Thanos: Em Busca de Poder foi uma HQ lançada em 1990 em duas edições, escrita por Jim Starlin e ilustrada por Ron Lim e John Beatty (arte final), a qual narra a busca de Thanos pelas famigeradas Joias do Infinito.

Quando se trata de sagas cósmicas, não há nome mais tarimbado do que o de Jim Starlin, responsável por histórias como Desafio Infinito, da Marvel, e Odisseia Cósmica, pela DC Comics. Nesta incrível história, no original The Thanos Quest, Starlin não deixa a desejar, presenteando os leitores uma excelente trama envolvendo os Anciões do Universo, as Joias do Infinito e o Titã Insano! 

Par quem não o conhece, Thanos é um vilão dos Vingadores, que apareceu pela primeira vez na revista do Homem de Ferro nº 55, em 1973, tendo sido criado pelo lendário roteirista e desenhista Jim Starlin. Resumindo sua história, ele nasceu em uma das luas de Saturno chamada Titã, e pertence a uma raça de seres superpoderosos e tecnológicos - os Titãs Eternos. Além dele mesmo, o único ser que ele ama é a Senhora Morte, cujos desejos ele tenta a todo custo satisfazer, e isto significa matar o maior número de seres vivos possível. Esta foi uma das facetas do vilão que me fizeram achá-lo tão interessante. Em meio a tantos vilões espaciais que aparecem nos quadrinhos, tanto da Marvel como da DC, o que não falta na maioria deles é o velho clichê de dominação universal; não que Thanos não tenha o desejo de governar o Universo, porém fazer isto apenas com o objetivo de agradar a Morte, realmente foi uma novidade para mim.

Thanos Diante da Morte

Outro aspecto interessante desta HQ é a visão que o autor estabelece das Joias do Infinito. Antes conhecidas como Joias Espirituais, ou Joias da Alma, ele lhes conferiu um novo significado, e a palavra-chave que traduz o seu poder é: manipulação. Cada uma delas é capaz de manipular um determinado aspecto da realidade, o que explica as maravilhas que seus portadores podiam realizar. Por exemplo, o Ancião do Universo conhecido como Jardineiro era capaz de fazer florescer jardins esplêndidos porque em seu poder estava a Joia do Tempo, que fazia com que os ciclos de crescimento das plantas fossem acelerados; já o Corredor era capaz de se mover mais rápido do que a luz porque a Joia do Espaço simplesmente encurtava as distâncias que ele percorria. No entanto, o verdadeiro poder das joias emerge quando elas são reunidas, e é isso o que Thanos busca nesta trama.

Apesar de ser uma criatura dotada de poderes além da imaginação, poucas foram as vezes em que Thanos utilizou a força bruta contra os Anciões do Universo para tomar deles as Joias do Infinito. Isto é um fato que com certeza faz valer a pena ler esta história. É instigante ver como Thanos utiliza sua astúcia, aliada à coragem de um verdadeiro apostador, para derrotar seres poderosíssimos do Universo Marvel, incluindo o Grão-Mestre e o Colecionador. Além disso, conforme ele vai reunindo as Joias, ele passa a usar seus poderes a seu favor, de forma a neutralizar as vantagens de seus adversários.

Thanos Detém as Joias do Infinito

A arte de Ron Lim é competente, retratando um Thanos imponente e ameaçador, diferentemente de suas primeiras aparições lá na década de 70. A única coisa que me incomoda um pouco é a colorização, que na minha opinião deixou algumas páginas muito escuras. Mas nada disso atrapalha a experiência de testemunhar um dos maiores vilões dos quadrinhos se tornando um dos seres mais poderosos do Universo, e o pior (ou melhor!) de tudo, é que torcemos por ele!

Esta é uma minissérie obrigatória para quem quer conhecer mais deste vilão tão ímpar, principalmente agora que ele está prestes a ser levado para as telonas nos próximos filmes do MCU, após termos alguns vislumbres em Vingadores 1 e 2 e Guardiões da Galáxia. Aquino Brasil Thanos: Em Busca de Poder foi publicada em duas edições pela Abril Jovem, de modo que é muito difícil achar esta obra para se adquirir, a não ser no Mercado Livre, a preços exorbitantes. Mina esperança é que, com os filmes dos Vingadores se aproximando, a Panini se anime (rimou!) e lance essa história em um encadernado de luxo, de preferência.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário